CELEBRAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DO CONTINENTE BERÇO

22/05/2023 20:55

ESTUDANTES AFRICANOS DOS CAMPI DE FLORIANÓPOLIS E ARARANGUÁ CELEBRAM O DIA INTERNACIONAL DO CONTINENTE BERÇO.

A comunidade africana dos campi de Florianópolis e Araranguá da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) celebra ao longo desta semana o Dia Internacional do Continente Berço da Humanidade, a África. Segundo o cronograma das atividades, a semana será preenchida com atividades como rodas de conversa, debates, atividades desportivas e recreativas.

A comunidade africana do campus de Florianópolis começou as atividades desportivas na semana passada e tem perspectiva de realizar, no dia 27, uma noite de jantar de confraternização da comunidade. Já o campus de Araranguá, além da divulgação da imagem do continente no campus, programa uma roda de conversa sobre temáticas do continente africano para o dia 25.

O Dia da África, anteriormente conhecido como Dia da Libertação Africana, é comemorado anualmente em 25 de maio, pois foi nesta data, em 1963, que foi criada a Organização de Unidade Africana (OUA), na Etiópia, com o objetivo de defender e emancipar o continente africano. Em 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 25 de maio como o Dia da África ou o Dia da Libertação da África. Atualmente, a União Africana substitui a OUA, mas a celebração da data manteve-se no dia 25/05 devido à importância do seu significado, sendo um dia em que reverenciamos a luta pela independência do continente africano e o símbolo do desejo de um continente mais unido, organizado, desenvolvido e livre.

Tags: Comunidade Africana de UFSCDia de África

CONVITE: HISTÓRIA DE PAÍSES DE ORIGEM DE ESTUDANTES INTERNACIONAIS

22/05/2023 20:47

Estudantes internacional convida a UFSC a introduzir como parte de atividades curriculares uma disciplina que fala sobre a História de Países Africanos

Arnaldo Nogueira, estudante angolano do curso de Engenharia de Energia da Universidade Federal de Santa Catarina, Campus de Araranguá, convida essa instituição de Ensino Federal a criar mais espaços que permitam a melhor integração dos estudantes internacionais.

 

Em entrevista ao Blog Fala de Estudante Internacional, Arnaldo reconhece os esforços da UFSC na matéria de integração desses estudantes, porém para ele mais espaço de integração passaria da implementação nas grades de cursos disciplina que fala de realidades dos países de estudantes internacionais “[…] a integração não é uma atividade onde os estudantes vão se encontrar, mas sim uma disciplina que vem trazer realidade de estudantes internacionais, uma disciplina que fala sobre histórias dos países africanos onde os estudantes conseguem se identificar, conseguem expor sua história e conseguem partilhar conhecimentos“.

 

Arnaldo Nogueira acredita que há muitos estudantes nacionais (Brasileiros) que gostariam de saber das realidades dos países de estudantes internacionais (os países de origem desses estudantes). Ainda afirma que “[…] muitos estudantes brasileiros gostariam de conhecer as nossas realidades e às vezes até perguntam (sobre a história dos países dos estudantes internacionais), mas acho que se tivesse uma disciplina pelo menos uma vez por semana melhoraria muito.

 

Arnaldo chegou de transferência da UNILAB para estudar Engenharia de Energia na UFSC no primeiro semestre de 2021, hoje está no seu sexto semestre e relata que não teve dificuldade de integração nos primeiros tempos. Por fim, Arnaldo convida a UFSC a acompanhar o processo de integração de estudantes internacionais, segundo ele por esses estudantes serem de países diferentes merecem um acompanhamento permanente.

Por: Virissimo António Cabral Mingo

 

Tags: AfricaConvitePaíses AfricanosUFSC