CELEBRAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DO CONTINENTE BERÇO
ESTUDANTES AFRICANOS DOS CAMPI DE FLORIANÓPOLIS E ARARANGUÁ CELEBRAM O DIA INTERNACIONAL DO CONTINENTE BERÇO.
A comunidade africana dos campi de Florianópolis e Araranguá da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) celebra ao longo desta semana o Dia Internacional do Continente Berço da Humanidade, a África. Segundo o cronograma das atividades, a semana será preenchida com atividades como rodas de conversa, debates, atividades desportivas e recreativas.
A comunidade africana do campus de Florianópolis começou as atividades desportivas na semana passada e tem perspectiva de realizar, no dia 27, uma noite de jantar de confraternização da comunidade. Já o campus de Araranguá, além da divulgação da imagem do continente no campus, programa uma roda de conversa sobre temáticas do continente africano para o dia 25.
O Dia da África, anteriormente conhecido como Dia da Libertação Africana, é comemorado anualmente em 25 de maio, pois foi nesta data, em 1963, que foi criada a Organização de Unidade Africana (OUA), na Etiópia, com o objetivo de defender e emancipar o continente africano. Em 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 25 de maio como o Dia da África ou o Dia da Libertação da África. Atualmente, a União Africana substitui a OUA, mas a celebração da data manteve-se no dia 25/05 devido à importância do seu significado, sendo um dia em que reverenciamos a luta pela independência do continente africano e o símbolo do desejo de um continente mais unido, organizado, desenvolvido e livre.