ESTUDANTES GUINEENSE EM SANTA CATARINA CELEBRAM 50 ANOS DA INDEPENDÊNCIA DO PAÍS
Do reencontro e abraços, de jogo de futsal e aos ritmos das músicas tradicionais da Guiné-Bissau, foi assim que estudantes Guineenses no estado de Santa Catarina (maioria da UFSC) começaram a celebrar os 50 anos da independência do país na última quinta-feira (07/09/2023) em Florianópolis
Guiné-Bissau, antiga colônia de Portugal, vai celebrar, no próximo dia 24 de setembro, o seu quinquagésimo aniversário desde que se livrou do jugo colonial português. A Associação de Estudantes Guineenses em Santa Catarina, a maioria deles estudando na UFSC, começou os eventos comemorativos desde o dia 7 de setembro.
O dia ficou marcado com um jogo de futsal no bairro de Pantanal, em Florianópolis, no qual participaram comunidades de estudantes internacionais de Cabo Verde, Angola e Haiti. Um dia também animado com músicas tradicionais da Guiné-Bissau.
O momento mais alto foi a celebração da “Mandjuandadi” (comunhão) com a “Tina”, um dos instrumentos musicais mais antigos da Guiné, constituído por um recipiente cilíndrico quase cheio de água, onde se encontra a boiar uma cabaça oca.
Também houve comida típica da Guiné-Bissau. O “Caldo de Mancarra” e o “Siga” serviram de almoço para mais de uma centena de estudantes, vindos de diferentes partes do estado de Santa Catarina.
A Associação de Estudantes Guineenses no Estado de Santa Catarina, quer com isso proporcionar momentos de debate, reflexão e conhecimento acadêmico, esportivo e cultural sobre o país.
Para os próximos dias, a organização tem em sua programação diversas atividades, incluindo exposições de fotografias, palestras, debates, rodas de poesia, música, dança e muito mais. As atividades serão encerradas no dia 23 de setembro com uma gala na cidade de Florianópolis.